Mais de mil colaboradores do Senado participam do Circuito Saúde

Com o fim da pandemia, Senado retoma iniciativa voltada a conscientizar sobre a importância da prevenção a doenças. Vacinas e exames foram oferecidos gratuitamente a colaboradores na sede da Casa em Brasília.
06/06/2023 12h03

Cerca de mil pessoas compareceram ao Circuito Saúde na quinta-feira (1º). Quem passou pelo Espaço do Servidor teve a oportunidade de usufruir de uma série de serviços de saúde, colocar o esquema vacinal em dia e ainda doar sangue na unidade móvel da Fundação Hemocentro. 

O médico hematologista Marcelo de Freitas, coordenador das atividades do Hemocentro, considera a doação um ato de amor. Segundo ele, a parceria com o Senado é importante para dar visibilidade ao tema, além de incentivar as pessoas a se tornarem doadoras regulares. No Senado, 74 colaboradores passaram pela triagem.

— Precisamos manter nossos estoques em dia. Costumamos ir para outras regionais, lugares mais distantes, onde buscamos mais adesão e mais doadores. Aqui no Senado, nosso objetivo é a divulgação — destacou.

Ketlin da Silva, projetista da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), doou sangue pela segunda vez no Circuito Saúde. Para ela, a praticidade de doar no local de trabalho pode ter sensibilizado os demais colaboradores.

— Tem muita gente que não quer ir até o local. Com o Hemocentro aqui, o incentivo é maior. Eles sempre divulgam que está faltando sangue e cada gota é importante para salvar uma vida — enfatizou.

Imunização 

A vacinação foi outro atrativo do evento. Ao todo, 1.103 imunizantes foram aplicados, a quantidade que superou as estimativas da Secretaria de Saúde. O servidor Cláudio Vasconcelos, da Biblioteca do Senado, tomou a vacina da gripe. Ele considera o evento uma oportunidade valiosa, principalmente para os terceirizados que não possuem plano de saúde.

— É uma chance para a gente se prevenir. Vou aproveitar para fazer outros exames, ver como está minha visão, fazer testes de resistência, pegar umas dicas com a equipe de fisioterapia. É sempre bom ter esse incentivo para melhorar e garantir o nosso bem-estar — disse.

A estagiária Talia Batista fez uma visita ampla: tomou três vacinas, aferiu a pressão arterial e fez exames oftalmológicos.

— Às vezes, não procuramos em nossa vida cotidiana esses serviços por falta de tempo. Quando temos tudo isso à disposição no trabalho, é muito mais fácil — comentou.

Prevenção

Na abertura do evento, Marcio Tancredi, diretor-executivo de gestão, afirmou que, em se tratando de saúde, aquele momento simbolizava o encerramento de um período pandêmico para a fase de cuidados preventivos. Ele também alertou o público sobre a importância do diagnóstico precoce.

 — Minha mãe, por exemplo, teve um diagnóstico de câncer no seio há dois meses. Como foi precoce, ela fez uma cirurgia tranquila e programada e não teve que fazer nenhum tipo de tratamento radiológico ou quimioterápico posterior — relatou.

Secretário de gestão de pessoas, Gustavo Ponce, agradeceu a presença do público e adiantou que em breve a Casa retomará a programação de exames periódicos do corpo funcional.

— Logo, teremos mais novidades na atenção primária, retornando os exames periódicos e, mais do que exames, um programa de acompanhamento à saúde dos servidores — afirmou.

Petrus Elesbão, diretor de benefícios do Sindilegis, destacou que a entidade está sempre a postos para apoiar ações voltadas ao bem-estar dos colaboradores.

— Acreditamos que o sindicato tem a obrigação de participar sempre que temos um evento em prol de quem trabalha no Senado. É muito bom estar aqui — disse.

A coordenadora-geral de saúde do Senado, Daniele Calvano, disse que não é exagero afirmar que há um aumento considerável na expectativa de vida sempre que uma pessoa procura atendimento médico. 

— Minha prática de medicina me traz a certeza irrefutável de que é preciso focar na prevenção, considerada o maior ato de cuidado, tanto com a gente, quanto com quem amamos. Um diagnóstico precoce muitas vezes é a diferença entre uma doença curável e uma terminal — reforça.

Vencedores do sorteio 

No evento, houve o sorteio de uma bicicleta, um dia de SPA e uma bolsa do Laboratório Sabin. Francisco das Chagas Medeiros, do serviço de acabamento da Gráfica do Senado, ganhou a bicicleta. A estagiária da Biblioteca Carolina Sarmento foi contemplada com um dia de SPA. Já  Rafael Silva, do Patrimônio, ficou com a bolsa do Laboratório Sabin. 

Com colaboração de Patrícia Fernandes